Pesquisar este blog

14.7.04

A única idéia boa do Bush

No meio de tanto debate sobre a questão das cotas, a profusão de burrices (dos dois lados) trouxe à mente a Única Idéia Boa do Bush.

Pra situar, lembremos que A) A Ação Afirmativa nos EUA não é quota, e B) os Republicanos em geral são radicalmente contra, já há décadas. E nos EUA, ao contrário daqui, realmente existe uma cultura separada, nada de "quase brancos quase pretos de tão pobres."

Pois bem, lá como cá, a observação de que não é a "raça" o que determina as chances de uma pessoa na vida, por si mesma. É claro que influencia, através do preconceito, mas para enfrentar um mal ativo e identificado, o que vale são educação e, quando necessário, punição. Distorcer a sociedade para acomodar um preconceito é algo como tentar raspar uma quelóide para ver se ela vai embora. Os problemas que as cotas tentam resolver são outros, de condições sociais hereditárias que condenam as pessoas à pobreza e, pior, a uma educação e socialização inferiores.

Ora, lá como cá a observação vale de que estes outros problemas não são enfrentados por um garoto preto de classe média alta, mesmo que ele possa ser hostilizad num bar no Sul dos EUA ou confundido com o garçom no Brasil*. E eis a única idéia boa de Bush (ainda como governador do Texas)- estabelecer um programa de ação afirmativa, não para pretos ou hispânicos (nuestros hermanos estão, no Tejas, abaixo dos pretos na escala social), mas para os habitantes das áreas degradadas, dos guetos urbanos e rurais.

Note-se que essa "cota" continua abrindo a universidade àquelas mesmas minorias de antes, já que não creio que uma maioria dos estudantes da Maré a entrar na UFRJ vá ser loura...


PS - Só pra lembrar, o sistema da Universidade Estadual do Texas, com quinze universidades (chamadas de campi), rende mais ao estado que o petróleo, e forma mais de 350.000 pessoas por ano, da elite na UofTexas at Austin a pouco mais que escolas técnicas.

Nenhum comentário: