Pesquisar este blog

10.7.04

Pra variar um pouco

Lula falando pras pessoas não se endividarem no cartão de crédito.

NÃO DIGA.

Vem cá, se a declaração fosse acompanhada do anúncio da criação de aulas de Home Economics 101 nas escolas públicas nacionais, ainda fazia um pouco de sentido. Isso porque as pessoas tendem a achar que administrar a própria casa é uma questão de bom senso e vagamente relacionado à moral. P... nenhuma. Sem nem entrar no quanto de construído que tem na noção de moral, saber poupar é algo que se aprende, sim. Se não em casa - e, graças à explosão populacional ou a vir de uma cultura que não enfatiza os mesmos valores que esta cultura monetarista-puritana-burguesa que domina o mundo, muitos, talvez a maioria, não aprende em casa - que seja na escola.

Por falar nisso, podia ter um pouco mais ênfase em educação rural nesse país. Inclusive ensinar a plantar, que o vivente nñao aprende a plantar só porque a família é de lavradores desde antes do Cabral, técnicas de plantio, mesmo sem máquinas, também são tecnologia, conhecimento transmitido, e fazem uma diferença enorme. Afinal, o "Brasil Urbano" é uma ficção do Estado Novo, que declarou urbano quem morasse em sede de município (cidade) ou sede de distrito (vila). Se fosse contar por um critério mais razoável, de 6.000 cidades e 18 mil vilas, passaríamos a umas 600 e 1800, respectivamente. Se bem que o número ainda parece grande, mesmo contando municípios dentro de áreas metropolitanas (eg Nova Iguaçú) como "cidades." 70 milhões de brasileiros vivem no campo.

O que leva a outra crítica ao governo federal - falaram em equipar "todas as cidades do Brasil" com biblioteca, criticando o número restrito de municípios providos delas. Nada contra bibliotecas aos montes, mas gastavam melhor o dinheiro se soubessem que a maior parte das "cidades" onde pretendem construir bilbiotecas são lugarejos, e não se serve a uma área rural do mesmo jeito que à cidade.

Falando de bibliotecas em cidades, dói o coração ver a Biblioteca do Estado na Presidente Vargas. Tem cara de biblioteca escolar, e de escola pobre, não de biblioteca central e oficial de um estado do tamanho de Portugal. Taí algo pro César Maia pôr no Píer Mauá, já que pretende por força fazer algo dos croquis de Jean Nouvel para o lugar.

Por outro lado, um píer é tão pouco indicado para livros quanto para obras de arte. Melhor a Presidente Vargas, mesmo. Espaço é que não falta.

Nenhum comentário: