Pesquisar este blog

19.8.04

Kim Brae Zília

A Coréia do Sul planeja mudar de capital. Tanto os motivos alegados - perigo de invasão e desenvolvimento do interior - quanto os inconfessos - se mudar pra longe desses estudantes e operários pentelhos, e ganhar uns trocados - são os mesmos de Brasília.

As diferenças? A credibilidade dos motivos alegados foi invertida, já que o "interior" da já industrializada Coréia não fica lá muito longe de Seul, mas o perigo de invasão é um pouquinho maior do que no Rio de Janeiro, afinal de contas o doido do Kim Jong Il tem nada menos do que um milhão de toneladas de explosivo convencional, em projetéis de artilharia, apontados para Seul. Os inconfessos tão no mesmo nível, qualquer um que já tenha assistido a algum noticiário de TV mostrando as passeatas coreanas pode lembrar da, hm, "energia" usada pelo batalhão de choque de lá. Com direito a mandar o cavalo escoicear os estudantes.

Uma diferença importante é que, ao contrário do Brasil ainda agrário de JK, construindo Brasília com cimento importado, levado de avião importado, comprado com dinheiro importado, a Coréia tem cimento e dinheiro próprios, e não precisa de avião porque já tem uma infraestrutura de transportes decente. Os 45bn da mudança não significam uma puta dívida externa, que nem Juscelino contraiu. Ainda é uma puta grana pra ser jogada fora desse jeito - ainda mais se, como sói acontecer em megaprojetos, ela dobrar ou triplicar, ou...o Big Dig de Boston, transformando a Perimetral deles em túnel, atrasou em duas décadas e custou cinco vezes a previsão. Canberra, a capital de mentira dos Australianos, só foi ficar pronta há uns poucos anos - três gerações de atraso. Se o problema são os engarrafamentos em Seul, com essa grana dá pra fazer quarenta linhas de metrô e estacionamentos subterrêaneos pra um milhão de carros.

Quem quiser dar uma olhada no site da Coréia, http://www.korea.net/News/Issues/issueView.asp?issue_no=42

Nenhum comentário: