Pesquisar este blog

31.10.04

Esquerda = direita

Ou, pelo menos, a mídia de esquerda brasileira se assemelha muito à mídia de direita americana.

Por exemplo, ao usar quaisquer casos de desvio de programas sociais para criticar a própria existência do programa. É de se perguntar se pretendem andar em ruas de barro, porque, pela mesma lógica, a corrupção em obras públicas é tão universal que tem quem use a taxa de concreto usado por dólar de PIB como indicação do grau de corrupção de uma economia. Provavelmente é um indicador mais confiável do que o Corruption Perception Index, da Transparency International, que só perde para o Economic Freedom Index em matéria de índices que, no contrato, não querem dizer o que fica subentendido quando são apresentados. A percepção de corrupção, ainda mais num índice tirado da média de várias pesquisas com metodologias diferentes (em alguns casos, com desvios-padrão imensos), não tem mais do que uma relação circunstacial com o grau de corrupção (isso é, a frequência e escala do desvio de recursos públicos em prol de interesses privados).

O campeão, pra dizer que os países com mais "liberdade econômica" são mais desenvolvidos e fazer lobby pelo neoliberalismo, ignora soberanamente "peso dos impostos" como indicador, e adiciona "grau de transparência" e "corrupção." Com isso, consegue fazer, dos socialistas escandinavos, modelos de livre mercado.

Nada contra - a função dos tais índices é fazer lobby mesmo, assim como a função de um colunista é, com as notícias, influenciar a opinião pública (cadeia!) em algum sentido. (Há os que acham que seja fazer pensar...)

Nenhum comentário: