Pesquisar este blog

18.10.04

A privatização da Vale pode não ter sido uma boa

But AME believes the recent consolidation of the industry, which is dominated by BHP Billiton, Rio and Brazil's CVRD, means suppliers have "the scope to defer or slow the rate of ramp-up of new projects and help maintain market stability".



Quer dizer, existem outros motivos - a empresa foi vendida a um preço de banana e com dinheiro no banco, foi privatizada junto uma grande parte da rede logística brasileira, a empresa dava lucro ainda como estatal, etc etc etc.

Mas o principal motivo é que, ao contrário da irmã Petrobrás, que é uma empresa de petróleo até grandinha, a Vale é uma das megamineradoras de ferro. Ter privatizado ela num bloco só, sem sequer separar o Sistema Norte, a logística, e o Sistema Sul, foi como se a Arábia Saudita privatizasse, para um único grupo privado, a Saudi Aramco. O preço do ferro e do aço no mundo são controlados, em boa medida, pelo presidente da CVRD. Abrir mão desse poder pode ser razoável, por diversos motivos. Abrir mão dele para que um único grupo o tenha no seu lugar, e sem receber por isso, ou é burrice da gorda ou é crime mesmo.

Nenhum comentário: