Pesquisar este blog

21.10.04

Síndrome de Bush

Um Salão do Automóvel blindado para Lula


SÃO PAULO. Um inédito aparato de segurança foi montado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Salão do Automóvel de São Paulo. É comum que o presidente abra oficialmente o evento. Ontem, porém, a segurança foi atípica: cerca de cem agentes fizeram uma varredura no pavilhão de exposições e isolaram os estandes.

Era o segundo dia em que o salão estava aberto à imprensa e o esquema de segurança perturbou o andamento das entrevistas coletivas. Às 15h — Lula chegou às 19h45m — cercas de metal começaram a ser espalhadas, formando labirintos. O acesso aos jornalistas foi ficando cada vez mais restrito e, por fim, todos tiveram que sair do pavilhão durante aproximadamente duas horas.

Os jornalistas tiveram de buscar credenciais da presidência. Aí, surpresa: dos cerca de 1.500 jornalistas que trabalhavam no evento, apenas cem puderam voltar à mostra.

Profissionais que cobrem o Salão desde os anos 60 contam que nem no tempo da ditadura militar houve um esquema de segurança tão pesado.

— Foi um desrespeito — resumiu Bob Sharp, que esteve em todas as edições do Salão, criado em 1960.

Mês passado, o presidente da França, Jacques Chirac, circulou normalmente no Salão de Paris. (Jason Vogel)

Nenhum comentário: