Pesquisar este blog

4.10.04

Xingatório da Imprensa

O original é aqui.



A moça da seção de economia do Globo escreve que "Trocando em miúdos, isso significa respeito e proteção ao acionista minoritário e transparência de resultados."

Moça, isso não são os miúdos, é a embalagem. Em miúdos estaria trocado, se tivesse ali a explicação do que a empresa tem que fazer pra entrar no Novo Mercado. Aliás, mesmo como propaganda institucional a frase ficava canhestra. Como jornalismo, é deprimente.

PS
O Novo Mercado faz parte de um esquema, inspirado em equivalente de Frankfurt, de quatro níveis de "governança corporativa," a que as empresas podem aderir - 1, 2, Novo Mercado, e o nível zero da bolsa tout court. A vantagem é que, estando num nível mais alto, a sua ação teoricamente é mais atraente, e é mais fácil conseguir financiamento, já que há menos dúvidas sobre a sua empresa.

No Novo Mercado, nível mais alto, a empresa não pode ter ações preferenciais (ações sem direito a voto). Isso é o principal, já que as "PN" são uma das pragas do mercado de ações brasileiro. Além disso, segundo o regulamento da Bovespa, ele exige :

· Realização de ofertas públicas de colocação de ações por meio de mecanismos que favoreçam a dispersão do capital;

· Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações representando 25% do capital;

· Extensão para todos os acionistas das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia;

· Estabelecimento de um mandato unificado de 1 ano para todo o Conselho de Administração;

· Disponibilização de balanço anual seguindo as normas do US GAAP ou IAS GAAP;

· Introdução de melhorias nas informações prestadas trimestralmente, entre as quais a exigência de consolidação e de revisão especial;

· Obrigatoriedade de realização de uma oferta de compra de todas as ações em circulação, pelo valor econômico, nas hipóteses de fechamento do capital ou cancelamento do registro de negociação no Novo Mercado;

· Cumprimento de regras de disclosure em negociações envolvendo ativos de emissão da companhia por parte de acionistas controladores ou administradores da empresa.

Nenhum comentário: