Pesquisar este blog

23.2.05

Lapso

Elio Gaspari reclama de Lula associar os bandidos (conservadores) que são os fazendeiros e grileiros da Terra do Meio aos conservadores. Até aí tudo bem, mesmo que, pessoalmente, eu ache mais estranho a imprensa, que pulou em cima de uma alegação de que um petista estaria envolvido, não destacar as filiações partidárias dos mesmos.

O divertido é que, refutando a alegação de que conservadores são bandidos, ele calhou de citar três que foram bandidos. Reagan e Kohl estiveram envolvidos em inúmeras maracutaias, incluindo, no caso de Reagan, alta traição, e no caso de Kohl desvios de verbas bilionários. Churchill foi criminoso de guerra reincidente, tacando gás dos nervos nos curdos muito antes de Saddam Hussein, matando prisioneiros...fora atos mais discutíveis, como a incineração de Dresden. Sem contar as falhas de caráter não-criminosas dos três.

Tudo bem, é a mais pura verdade, conservador não é sinônimo de bandido. Em alguns casos, porém, os "conservadores" querem conservar uma ordem social injusta e assassina. Mesmo que sua moralidade pessoal seja impoluta. Um conservador decente não se associa a esses só porque dividem o mesmo nome, do mesmo jeito que um socialista decente não morre de amores por Stálin.

Nenhum comentário: