Pesquisar este blog

12.4.05

Tradução Instantânea

Onde se lê "maior inflação do ano em São Paulo," leia-se "prefeitura autoriza aumento da tarifa de ônibus, já que TODOS os componentes, administrados ou não, do índice FIPE tiveram variação menor que 0.98% - com a exceção da variação dos transportes, em 4.42%

A inflação brasileira é, hoje, basicamente controlada pelo governo (municipal, estadual ou federal), como numa versão ao contrário dos preços controlados. Ao invés de impedir que empresas privadas aumentem os preços, o governo coopera com empresas que, na prática, vendem a ele ou em parceria com ele. Para criar inflação, que depois tem que ser "combatida" com taxa de juros. Ora, a inflação controlada não é afetada negativamente por juros; se é que eles a afetam em alguma coisa, seria positivamente, já que as empresas poderiam investir em expansão, ao invés de forçar a mesma galinha a pôr cada vez mais ovos.

Deveriam fazer um índice de inflação que excluísse esse tipo de preço; seria mais verdadeiro e, só por coincidência, mais baixo. Quanto à fórmula tarifas-juros em si, o governo federal não tem coragem de renegociá-la, achando que se piscar o Mercado engole. Sei lá. Vai ver eles têm razão.

Nenhum comentário: