Pesquisar este blog

20.8.05

Coitados

A implantação da Universidade de Cabo Verde será debatida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Filomena Martins, na segunda-feira, 22, em Brasília. A cooperação brasileira para a instalação da primeira universidade pública no país africano foi acertada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado.

O MEC vai dar consultoria técnica no planejamento da universidade e qualificar professores. O governo de Cabo Verde pretende formar no Brasil o corpo docente da nova instituição. Dos 300 professores do ensino superior do país, só 3% são doutores e 21%, mestres. A universidade será concebida segundo os padrões brasileiros de instituições públicas de ensino superior.

No encontro, também serão analisados programas que trazem cabo-verdianos para estudar no Brasil. De 2000 a 2005, vieram 1.093 estudantes de graduação e 36 de pós-graduação.




Do site do MEC. E falando nisso, será que o Itamaraty, que por algum motivo considera a si próprio um bom ministério, já fez as contas do montante de ajuda externa doado pelo governo brasileiro?

Nenhum comentário: