Pesquisar este blog

10.9.05

Dissonância Cognitiva II

Sou eu o único a achar que, para uma câmara que teve de presidentes nos últimos anos próceres como Inocêncio de Oliveira e Udal Hussein Magalhães, a demonização do Severino só se justifica pela origem humirde, não pela vileza?


*****

Ainda na dissonância cognitiva, sou eu o único a achar que uma pesquisa que deponha a favor da minha posição pode ser uma porcaria falaciosa? A pesquisa da UNESCO que atribui às campanhas contra o desarmamento a queda dos números oficiais de mortes por arma de fogo no Brasil é de um rigor científico digno da Veja, mesmo sem a barriga do Globo pondo os números errados no infográfico. Correlação =/= causa parece ser algo que nunca ensinaram pr'esse povo. Ou melhor, eles até mencionam isso no prólogo, enchem a boca para falar de métodos de análise, mas em momento algum procuram qualquer explicação alternativa. E o número de homicídios nas duas maiores categorias depois de armas de fogo, facas e "outros," também caiu.

Fora que toda a teoria das "mortes em excesso," que leva à possibilidade de se falar em "vidas poupadas" é uma visão extrema da transformação de pessoas em populações, e que pode ser usada para todo tipo de retórica. Quer um exemplo? Usando uma metodologia semelhante à da campanha do desarmamento, o Pentágono e a Casa Branca alegam que a guerra no Iraque está salvando vidas.

Sou 100% a favor da campanha do desarmamento. Uma pistola só tem um fim, que é matar gente, e por mim é algo que não devia existir. O argumento de que o desarmamento dos "homens de bem" leva a menos mortes por motivos estúpidos faz sentido, porque ao contrário do imaginário midiático boa parte das mortes não vem de criminosos organizados em grandes cidades. Fora que a divisão entre "homens de bem" e "marginais" é de um preconceito ridículo, e só se é criminoso depois de cometer o crime. Por isso tudo é que eu acho que não seria necessário enfeitar a verdade pra se fazer campanha contra o desarmamento. Deixem os Ronald Levinsohns, Mainardis e Bolsonaros com a mentira, que é o métier deles.

Nenhum comentário: