Pesquisar este blog

4.10.05

Te cuida, jegue

No Valor,


As principais empresas de máquinas agrícolas que atuam no país estão fazendo pesquisas para adaptar os motores de seus tratores à era dos biocombustíveis. Agrale, CNH, Valtra e AGCO realizam testes e adaptações para que seus veículos aceitem, misturas de 5% a 20% de biodiesel (de soja, mamona ou girassol) e até mesmo o biodiesel puro.

A brasileira Agrale iniciou neste ano, em parceria com a Agropalma, testes com tratores de pequeno porte (até 36 cv de potência) adaptados a misturas de diesel com o biodiesel à base de óleo de palma (dendê). As empresas também testam motores movidos a biodiesel puro.

A parceria foi firmada em 2004, e a meta da Agrale é lançar motores e tratores bicombustíveis em 2006. "O objetivo é atender principalmente à demanda da agricultura familiar, que tende a voltar seu foco para o biodiesel", diz Sílvio Rigoni, gerente de tratores da companhia. A Agrale também desenvolve pesquisas em parceria com a Embrapa e universidades públicas do Rio Grande do Sul para motores adaptados a misturas de biodiesel de mamona e outros óleos vegetais, mas não informa o valor investido nesses projetos.

Nenhum comentário: