Pesquisar este blog

8.3.06

Vermelho até na chuva

Kerala, estado do extremo sul da Índia, foi o primeiro governo comunista democrático do mundo. O contraste entre seus indicadores sociais e os do resto do país-continente* sempre foi um trunfo que socialistas deveriam utilizar mais em discussões; é muito mais radical do que a diferença entre Cuba e a América Latina, e não tem ditadura pra ser criticada. Ou melhor, deveriam ter utilizado, porque recentemente, se o contraste dos indicadores sociais continua o mesmo, em compensação a economia kerali tem empacado, enquanto o resto da Índia avança. Com isso, aos altos índices de suicído (que pelo visto acompanham a melhoria nas condições de vida em qualquer parte do mundo) somaram-se altos índices de desemprego e de crimes contra o patrimônio.

Pois bem, não é que, abrindo a Wikipédia hoje, eu descubro que Kerala é comunista até na chuva? Reparem que, como é de praxe na Índia, explicações malucas estão disponíveis.


*O Brasil, a Rússia ou o Canadá podem ter grandes territórios. Mas a Índia e a China, "civilizações fingindo ser países," na frase do De Gaulle, são de uma escala completamente diferente, que o domínio sobre a Sibéria, a Amazônia ou o as ilhas boreais não muda.


*********

Hoje é dia internacional da mulher, em homenagem às grevistas americanas porradas pela polícia e incendiadas pelo patrão. Como disse Jon Stewart sacaneando as pretensões ao ativismo low-profile da festa do Oscar, "e nada disso aconteceu de novo. Nunca." Amanhã, voltamos à programação habitual do Dia Internacional do Homem Branco Heterossexual Cristão de Classe Média.

Nenhum comentário: