Pesquisar este blog

23.9.06

A questão de Tanger

Tá, de Teerã. Tudo a mesma coisa. As Grandes Pot- digo, a comunidade internacional debate o que fazer com o ato de rebeldia do Irã, que busca... bem, não se sabe ao certo. Não há evidências sólidas de que procure armas atômicas, mas a questão é que a diferença estabelecida no tratado de não-proliferação é fundamentalmente falha. Uma máquina de enriquecimento para fins pacíficos eficiente é a mesma que pode criar uma bomba atômica. A rigor, a única tecnologia diferente (e portanto fundamentalmente fiscalizável) é a da criação de bombas termonucleares.

A BBC resolveu averiguar as opiniões das pessoas mundo afora sobre a questão. O resultado, pra mim, é um tanto curioso. Isso porque as pessoas no Brasil, Canadá e Coréia do Sul, por exemplo, acham que a ONU devia impedir os países de enriquecer combustível nuclear. E todos esses países praticam o enriquecimento de urânio - alguns fizeram disso até bandeira.

Fora isso, a maior curiosidade das respostas é que elas evidenciam muito obviamente a polarização das opiniões sobre o Irã no Iraque.

Um comentário:

Anônimo disse...

karina
Es un buen blog.

-----------------------------------
Tanger:Histoire Culture et documentation