Pesquisar este blog

8.11.06

São Paulo não pode parar

No geral, eu não tenho do que reclamar de São Paulo de Piratininga. A oferta de livrarias não é tão boa quanto a da Mui Leal e Honrada, mas fora isso é até mais meu tipo de cidade. Mas putj, fazem falta as áreas verdes, que aqui, principalmente fora do centro velho*, são escassas.

Não que São Paulo tenha pouco verde. Pelo contrário, dependendo do bairro tem mais árvores em suas ruas e avenidas (e nas beiradas das incontáveis vias expressas) do que a maioria das cidades que já conheci. Menos do que o Rio, mas estão mais bem cuidadas.

Só que área verde não é um termo muito bem escolhido. Uma área verde não tem nada a ver com vegetação, pode ser uma praça inteiramente pavimentada e nua; o verdadeiro significado de área verde é um lugar de descanso, um lugar subtraído ao "uso" habitual, onde há bancos e um pouquinho de calma, onde os fluxos da cidade podem se acumular um pouquinho e perder velocidade. Acho que por aqui devem achar a noção de parar, de ficar sem propósito e objetivo, uma blasfêmia (banco de rua, em geral só os dos pontos de táxi).


*Como a minúscula cidade colonial foi completamente arrasada no começo do século XX, e até do Império sobrou bem pouco, "antigo" ou "histórico" ´seria forçar a barra.

Nenhum comentário: