Pesquisar este blog

23.1.07

Lugares estranhos do mundo VIII - a Finlândia

Ou, mais especificamente, o festival nacional de tango, em Sëinajoki. A própria Finlândia pode se candidatar ao título por vários motivos históricos. Afinal, ela esteve do lado "errado" das duas últimas guerras européias, a fria e a II Grande Guerra, e ninguém se lembra disso. Por conta disso, até hoje o lugar é um paraíso pra alemães "ostálgicos" por produtos comunistas como a Africa-Cola. Naqueles cantos frios do mundo, se fala uma língua que só tem relação mais ou menos próxima com o húngaro, e que ninguém mais no planeta entende. Nem os vizinhos suecos, bálticos ou russos.
Mas o assunto deste post é o Tango Finlandês. Por algum motivo, a febre de tango que passou pelo mundo inteiro nos anos 20 e sumiu, na Finlândia se manteve. Bem entendido, a distância - física e cultural - entre os dois pontos extremos do mundo ocidental é meio grande. Assim, ainda mais numa época em que não havia mp3, aliás nem um mercado de discos tão desenvolvido, em que o maior meio de difusão da música era a apresentação ao vivo, o tango que chegou à Suomi foi um tango filtrado pela Alemanha, quase transformado em marcha. E sofreu outra mudança, essa temática, num país quase recém-nascido, em que o nacionalismo associado às formas de vida e expressão locais era forte: foi camponesado. Ao invés dos lupanares e becos de Buenos Aires, o tango finlandês se sente em casa no campo. A solidão não é a da multidão, mas a do eremita mesmo.
A palavra-chave do tango finlandês é "kaiho," com significado talvez mais próximo do português saudades do que de qualquer outra. O tango finlandês logrou, ao se tornar mais lento e mudar de ares, uma operação fantástica, digna de Borges - juntou, através de um frio pântano boreal, a Mouraria e a Boca.
Hoje, esse tango-fado, quase detonado pela invasão dos Beatles, sobrevive principalmente na forma de festivais "tradicionais" com a intenção deliberada de valorizar a cultura "popular." Não deixa de ser outra ironia, digna de argentino, que uma música que preserva seu nome estrangeiro seja um símbolo nacional.

Eu não disse que era bom...

Nenhum comentário: