Pesquisar este blog

18.7.07

Palavrões I - Sobrecarga Tóxica Total

STT (dos oceanos), ou TTO em inglês, é o termo referente a uma teoria pela qual a carga tóxica nos oceanos, e sua concentração em predadores superiores, é um processo que não apenas seguiria uma curva exponencial mas, a partir de dado ponto (por enquanto incognoscível), essa acumulação exponencial se aceleraria rápida e drásticamente. Isso é, num momento os oceanos estão mais ou menos normais (mas mesmo hoje em dia comer atum, tubarão ou peixe-espada já é um tanto arriscado), no dia seguinte tudo que pese mais de cinquenta quilos nos oceanos está boiando de barriga pra cima. E, claro, sem os predadores pra regular o ecossistema, em mais algumas semanas o oceano como um todo virou um deserto sem vida.
A hipótese, assustadora e catastrófica, é um caso extremo de como, cada vez mais, o mar que até recentemente era visto como infinito está sendo transformado por nós num verdadeiro "imenso sudário das águas." Um exemplo de menor porte (mas ainda gigantesco), quase desconhecido das pessoas em geral apesar da escala continental, são as zonas mortas sazonais próximas a áreas de grande concentração de fertilizantes (orgânicos ou químicos). Este ano, a previsão é de que a maior delas, a do Golfo do México, vai atingir um tamanho sem precedentes. Algo parecido com a área de Sergipe.

Um comentário:

Lucia Malla disse...

Muito interessante essa curva, Thuin! Pior: o mar cada vez dá mais indícios de estar chegando na zona exponencial. Deprê.