Pesquisar este blog

5.6.08

Notícias da Maggilândia

O governador Blairo Maggi autorizou a construção, pela empresa Maggi Energia, de uma série de hidrelétricas em Mato Grosso. A empresa foi apenas instada, em atendimento a solicitação da Hermasa (grupo Maggi) a prover as usinas de eclusas.

Não, não é piada. E demonstra o poder que o Maggi tem no estado; por mais que se chamasse Sarney ou ACM de "donos" de seus estados, eles no máximo tinham uma ou outra empresa menor, além do governo. Blairo Maggi tem quase o processo produtivo completo do Mato Grosso, além de uma quantidade incognoscível de terras e do poder político.

Com esse poder todo, o ódio dele pelo ministério do meio ambiente é compreensível. Imagino que tenha ficado pior ainda quando ele começou a soltar os rojões pela saída da Marina Silva, e o Minc não só continuou na mesma linha como ainda por cima sugeriu que a restrição de crédito deixe de se aplicar somente ao desmatamento da Amazônia, mas se extendesse ao Cerrado e Pantanal. Que, afinal de contas, têm sofrido mais com o desmatamento do que a Amazônia.

É um paradoxo: o bioma ameaçado mais famoso do mundo, a Amazônia brasileira, é dos menos ameaçados. Tanto em comparação com outras florestas equatoriais mundo afora (ainda mais agora que as guerras civis da África equatorial estão amainando) quanto com outros biomas brasileiros. Até com outras Amazônias: a situação anda tão braba no Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, que cada vez mais o Brasil, sem que isso se note na Metrópole*, está começando a ter um problema de refugiados, principalmente índios expulsos por petroleiras e madeireiras.

Ah sim - falando em Amazônia, o Globo publicou uma matéria sobre o assunto que é quase uma aula de mau jornalismo. Segundo a matéria, o Ministério do Meio Ambiente teria alterado uma resolução do CMN (o que é impossível), a Confederação Nacional da Agricultura é uma entidade sindical - o que talvez seja tecnicamente correto, mas falar de "cumplicidade entre parlamentares e entidades sindicais" deixa parecer que ela é parecida com uma CUT ou Força Sindical - e alega que "especialistas" anônimos dizem que um zoneamento ambiental bem-feito "desagradaria a todo mundo" (bem feito pra quem?).


*Porque a relação entre o Brasil do Sul-Sudeste+Brasília com a Amazônia é de potência colonial.

Nenhum comentário: