Pesquisar este blog

12.9.08

o monstro de olhos verdes

Em homenagem ao anúncio de que a Leopoldina vai mesmo ser o término do TGV Rio-Campinas, fica aqui minha sugestão de linhas para o metrô do Rio, se um dia ele começar a ser construído em ritmo decente:

Linha circular (1): Estações N. Sra. da Paz - Jardim de Alah - Largo da Memória - PUC - Usina - Uruguai

Linha da Pavuna (2): Estações Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV

Linha Araribóia (3): Ligando a Carioca com Itaboraí. Estações: Carioca, Praça XV, Araribóia, Jansen de Melo, Barreto, Neves, Vila Lage, Porto Velho, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Rodo/Mutuá, São Miguel, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina, Santa Luzia, Guaxindiba e Itaboraí.

Linha Alvorada (4): Ligando a Barra ao Centro da cidade. Estações: Alvorada - Barra Shopping - Afonso Arinos - José Bernardin - Largo da Macumba - Travessa do Amor - Antônio Callado - Largo da Memória - Praça Santos Dumont - Pacheco Leão - Parque Lage - Humaitá - Largo dos Leões - Santa Marta - Argentina - Palácio Guanabara - Largo do Machado - Glória - Carioca

Linha dos cemitérios (5): Ligando todos os pontos de transporte interurbano da cidade, menos o S. Dumont. Estações: Atlântica - Siqueira Campos- S. João Batista - Santa Marta - Cosme Velho - Estácio - Leopoldina - Novo Rio - Caju - Reitoria - Fundão - Hospital Universitário - Galeão


Linha de Caxias (6): Ligando a Barra a Caxias e ao Galeão. Estações: Alvorada - Via Parque - Vila Olímpica - Praça do Apocalipse - Padre Ambrósio - Praça Seca - Campinho - Parque de Madureira - Largo de Vaz Lobo - Irajá - Praça Paulo Setúbal -

Tramo Galeão: Parque Ari Barroso - Avenida Brasil - Galeão
Tramo Caxias: Praça Anhangá - Parada de Lucas - Vigário Geral - Central de Caxias - Praça da Fé - Gramacho

Linha da orla (7): Acompanhando a linha 1, mas diretamente pela orla, e indo para o norte ao invés de fechar o anel Tijuca-Leblon. Estações Antonio Callado - Jardim de Alah - Posto 9 - Arpoador - Santa Clara - Lido - Universidade do Brasil - Botafogo - Praça Nicarágua - Paysandú - Catete - Santos Dumont - Praça XV - Presidente Vargas - Praça Mauá - Ingleses - Novo Rio - Tradições Nordestinas - São Januário - Manguinhos - Paris - Elói de Andrade - Praia de Ramos



Some-se a essas sete linhas, ao custo médio de 3bn cada, a requalificação dos trens da Central (4bn), um programa de ciclovias e bicicletas públicas sério (1,5bn), e três circuitos de bondes, ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, percorrendo a Av. Das Américas, e ao longo da Avenida Brasil (2,5bn), tudo com bilhete integrado (1bn) e se teria, ao custo de 30bn ao longo de 10 anos, um sistema de transporte público digno de Paris, por 3bn ao ano. A título de referência, o orçamento estadual do Rio é de 40bn, e o da prefeitura uns 12bn.

Nenhum comentário: