Pesquisar este blog

27.1.09

Fazendo as contas

A Vale anunciou hoje sua proposta de dividendo mínimo para 2009. São 5.827 milhões de reais. A empresa já havia anunciado que demitirá 1.300 trabalhadores este ano porque "não teve outra escolha."

Conclusão: cada trabalhador demitido pode pôr no currículo que seu salário anual seria de quatro milhões e meio, ou coisa de 350.000 por mês. OK OK, vamos fingir que acreditamos no IBPT e que o custo do trabalho no Brasil é o dobro do salário bruto. 175.000 por mês. Talvez isso console o seu Otacílio, que "...havia chegado para trabalhar normalmente na Usina Conceição, uma das maiores da Vale em Minas Gerais, quando seu chefe o chamou. "Ele tirou meu crachá, me entregou a carta de demissão e disse que eu devia me retirar imediatamente", conta Otacílio, um operador de máquinas de 52 anos. "Nem me deixaram pegar meu pente, minha marmita e minha toalha, fui praticamente expulso, depois de 30 anos de dedicação à Vale."

Nenhum comentário: