Pesquisar este blog

26.1.11

Multiplicando os peixes

Matéria da Folha de São Paulo informa que:

A partir deste domingo, os usuários da ciclofaixa de São Paulo ganharão mais 20 km para pedalar. O novo trecho liga o parque do Povo, no Itaim Bibi, ao parque Villa-Lobos, ambos na zona oeste da cidade, somando 10 km de percurso em cada sentido.

A ciclofaixa funciona das 7h às 14h, só aos domingos, e ocupa uma das faixas das vias pelas quais se estende.


Vamos lá aos probleminhas da matéria,

1) "A" ciclofaixa de São Paulo. Ninguém acha isso estranho não? Que uma cidade com 11 milhões de habitantes, coração de uma metrópole de 20 e caquerada milhões, tenha "a" ciclofaixa, em meio às dezenas de milhares de quilômetros de ruas? Parece piada de mau gosto.

2) "Ganharão mais 20Km, 10 em cada sentido." Acho que todos os governantes do mundo deveriam adotar o sistema da assessoria de imprensa do Kassab. Assim, a quantidade de estradas e ferrovias existentes no mundo, imediatamente, dobraria. Afinal, a Dutra não tem 460Km, ela tem 920Km, 460 em cada sentido. Tem certeza de que não é piada?

3) "A faixa funciona aos domingos de manhã." Ahhn, é piada mesmo. Tipo, até o fechamento de ruas inteiras ao tráfego aos domingos, para recreação, como na orla do Rio de Janeiro, funciona durante o dia inteiro, e não só durante a manhã. A (de novo, "a") ciclofaixa paulistana não é uma ciclofaixa de verdade. É o fechamento de uma pista só de algumas avenidas, aos domingos de manhã.

Relacionar isso a transporte alternativo urbano, ou a qualquer outra coisa que não recreação, como tentam fazer a prefeitura e a Folha, é piada de mau gosto à custa de quem mora aqui. Muitas outras ciclovias ainda são vistas primariamente como local de prática de exercícios ao invés de transporte, mas elas estão lá para quem quiser se transportar durante a semana.

E mesmo como recreação domingueira, é de uma avareza a toda prova. Uma faixa, aos domingos, durante a manhã. Se isso é dobrado porque é ida e volta, a "ciclofaixa do Rio" tem uns 500Km, já que são 6 pistas fechadas(6 idas e 6 voltas, portanto).

Nenhum comentário: