Pesquisar este blog

13.1.11

À Natureza o que é devido

Existe uma noção, amplamente propagada, de que no Brasil "não existem desastres naturais." Noves fora os mortos anuais das chuvas devido à incúria governamental, como em São Paulo, desastres naturais de verdade como na Região Serrana do Rio de Janeiro provam que isso não é verdade. Ao contrário de São Paulo, em que a chuva mais intensa até agora despejou 60mm de água, na Região Serrana foram 260mm em menos de um dia. Água equivalente a um furacão pequeno, numa zona de morro íngreme com solo frágil e raso sobre o gneiss. O único jeito de evitar qualquer desastre seria abandonar toda a região serrana. O que não exime os governos de culpa, mas não por não evitar, como tem gente reclamando, mas por não saber como enfrentar um desastre natural.

E é por isso que, cada vez mais, o Brasil deveria ter uma Defesa Civil que soubesse não prevenir (porque isso é, em casos assim, impossível), mas lidar com desastres naturais. Por exemplo, hoje fala-se de "habitação em local inseguro," geralmente de habitações mais pobres, que deveriam ser removidas, e ponto. Mas é óbvio que existem vários níveis de segurança, frente a vários fatores, e habitações deviam ser classificadas em relação a esses fatores. Assim, poderia haver um alerta de chuva (como existem alertas meteorológicos em diversos países do mundo), com graus de intensidade, pelo qual pessoas em cada nível de alerta seriam convidadas a sair de casa e dirigir-se a locais seguros. Até e incluindo, sim, dependendo do caso, a evacuação total da cidade. Eg, se caísse na Região Serrana a quantidade de chuva que caiu no Rio de Janeiro no começo do ano passado, seria o caso.

Claro que, para fazer isso, precisaríamos investir muitíssimo mais do que hoje se investe em georreferenciamento, meteorologia, e simples mapeamento. Até hoje o Brasil não tem um mapeamento do seu território (nem no Sudeste) equivalente ao que a Itália (que convenhamos, não é exatamente paíszinho perfeito) tinha, nas plantas do Instituto Geográfico Militar, em 1916. Mas mesmo sem esse investimento, já se poderia, e seria relativamente barato, fazer o esqueleto de um tal sistema.

PS O mínimo que se espera de governantes é que, mesmo que sejam culpados mesmo por uma tragédia, como no caso de São Paulo, expressem solidariedade com as vítimas. Alckmin ao invés disso se justificou sem falar delas. Kassab ao invés disso pôs a culpa pela tragédia nas próprias vítimas. Como se alguém que mora numa favela às margens da Billings o faça porque não achou o Jardim Paulista agradável o suficiente.

PPS O assustador é que, com o aquecimento global, cujo nome mais apropriado seria "aumento antropogênico da energia total contida na atmosfera terrestre," aguaceiros como os que vitimaram Santa Catarina, Rio de Janeiro, e Região Serrana fluminense se tornarão cada vez MAIS frequentes. Em alguns modelos, até 3 aguaceiros desse porte castigarão o litoral da Serra do Mar todo ano a partir de 2025, mais um ou dois furacões anuais a partir de 2035.

PPPS Na verdade possível seria escudar toda a Região Serrana contra uma chuva dessas. A um custo módico de uns três ou quatro trilhões para se fazer barreiras de contenção nível muro de cais em todas as encostas perigosas.

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

É triste, mas a história se repete, é uma evidência
Ver mortes e desabamentos sem poder tomar providência
Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo embaixo de lama
O estado do Rio de Janeiro pede ajuda, implora, clama

No ano passado, a tragédia foi no réveillon, nas ilhas de Angra, belas
Igual: deslizamentos nas encostas, perdas e inúmeras sequelas
Mas parece que Cabral, o governador, não sabe ou se esqueceu
De férias na Europa? Como pode? Não agora! Entendeu?

É momento de usar o que sobrou e se tem em mãos
Já que, mais uma vez, faltaram políticas de prevenção
Defesa Civil precisa reforçar a ação e conscientização
Residências irregulares tem destino certo: desabarão

Com a tragédia anunciada, Dilma confirma sua chegada
O governador, já de volta, mostra o que restou das estradas
FGTS, muito bem, será liberado para quem precisar
E para aqueles que não tem mais onde morar

Do Governo Federal virá um bilhão para reparos
Para as famílias de 500 vítimas é difícil o amparo
A reconstrução terá apoio de todos, amigos e parentes
E se possível, senhor, uma estiagem de políticos negligentes

(http://noticiaemverso.blogspot.com)
twitter: @noticiaemverso