Pesquisar este blog

29.3.11

Quem desdenha quer vender

Dudinha Paes acaba de criticar pesado o Galeão, se juntando no assunto ao Sérgio Cabral, ao Blatter, e ao Ricardo Teixeira. Curiosamente, se trata de um aeroporto que já está em reformas, e do único aeroporto grande brasileiro com folga de capacidade.

Do mesmo jeito, chovem invectivas contra a capacidade da infraestrutura aeroportuária brasileira "para a Copa" e "para as Olimpíadas." Só por curiosidade, alguém aí viu, em algum desses artigos, qual a sobrecarga imposta aos aeroportos por uma copa do mundo? É de coisa como 300.000 turistas estrangeiros; fazendo quatro vôos em média, 1,2Mpax. Um mundaréu de gente para o qual não estamos preparados, né? Pois bem, é menos do que a diferença entre a movimentação da alta e a da baixa temporadas, que em 2010 foi da ordem de 2 milhões de passageiros. Também é menos do que o crescimento anual do tráfego médio mensal.

Curioso é que os principais críticos, entre os políticos, do estado precário da infraestrutura brasileira - e não só no caso dos aeroportos "para os jogos" - não são, como seria de se esperar, da oposição. São do governo, principalmente do PMDB e dos outros partidos de direita da base. Ou melhor, curioso até você lembrar do que significam obras públicas, privatizações, e parcerias público-privadas feitas com prazo exíguo...

Nenhum comentário: