Pesquisar este blog

19.5.11

De emboscada antes dos vinte

No momento em que os ruralistas flexionam seus músculos, impondo uma derrota cada dia mais acachapante ao governo no Congresso e desmatando antes até de ser passada a anistia que se autoconcedem, não custa lembrar de quem, além das árvores, são suas vítimas.

Em primeiro lugar, são seres humanos, principalmente trabalhadores e sem terra. Ainda hoje no Brasil se morre muito de uma morte bem Severina, apesar do foco das preocupações com a violência ter se deslocado para a periferia das grandes cidades. Aliás, que a fronteira agrícola é também uma fronteira da violência pode ser visto nas estatísticas de homicídio nacionais. É só comparar os mapas da produção de presuntos, de carne, e de soja.

Em segundo lugar, são os próprios negócios a longo prazo desse bando de imbecis. Se o campo brasileiro, e principalmente aquele situado na fronteira agrícola no Cerrado e na Amazônia, é singularmente produtivo, não é apenas pela incidência do sol, muito menos por algum efeito místico, mas justamente porque ainda há mato em volta para cumprir um sem-número de funções ambientais que de outro modo teriam que ser pagas pelos próprios fazendeiros. Para se ter uma noção do quanto os fazendeiros recebem de graça das florestas que eles querem destruir, o negócio de polinização assistida nos EUA (que não podem mais contar com a polinização natural) movimenta mais de 16bn por ano. Imaginem o impacto de um custo de 16bn por ano no agronegócio brasileiro. Ou a irrigação distante, quando os rios sem floresta ripária secarem? Ou o aumento de até 60% nos gastos com controle de pragas?

Truculentos e míopes. E ganhando. Na versão eduardiana de Ricardo Terceiro, o partido deste usa de símbolo à fascista uma cabeça de javali; é de se pensar se seria um símbolo apropriado para a bancada ruralista.


PS Me intrigou muito a "denúncia" surgida assim de repente de que Palocci teria enriquecido como consultor após a passagem pela fazenda. Afinal, é uma não-notícia quase em estado bruto; é algo que se sabe que todos os ex-ministros fazem, e é algo que já era sabido de todos os jornalistas. Nem é, apesar de eticamente questionável, ilegal. Até que me dei conta de que Palocci em particular, e o governo em geral, estão neste momento num embate contra a bancada ruralista...

Um comentário:

raph disse...

Aqui em Campo Grande/MS eu as vezes escuto conversas de grandes fazendeiros quando vou tomar café após o almoço. Eles só vem na cidade para ir ao banco e conversas no café com outos fazendeiros.

E algumas dessas conversas foram assustadoras... Eu me senti como se retornasse alguns séculos no tempo...

Abs
raph