Pesquisar este blog

22.6.11

Alegria da Luma

Uma coisa que ficou atrás da orelha com essa coisa toda da crise nos bombeiros do Rio: por que o estado tem tantos bombeiros? São 15.000 bombeiros, um quarto do total nacional, apesar do Rio ter um duzentésimo do território e um duodécimo da população do Brasil. Mas aí você poderia perguntar: isso não é porque o Brasil em geral é desprovido de bombeiros, e o Rio é o que mais se aproxima de um padrão decente? Bem, mais ou menos São 16.550 bombeiros pra 15,993 milhões de pessoas. Ou 1 bombeiro pra cada mil pessoas, ou 103,48 bombeiros por cem mil habitantes, que é a medida usual. Guglando por dois segundos, é mais do que a maioria das cidades da Califórnia (lá o serviço é municipal), mas menos que San Francisco (148), Sacramento (123), e Oakland (108), esta sendo parte da RM de SF. Los Angeles tem 85, Long Beach 80, e San Diego 63.

Ah sim, e o Rio tem mais bombeiros do que a Califórnia, aparentemente. A Califórnia, não custa lembrar, tem mais de duas vezes a população do Rio, mais de dez vezes a área, umas dez vezes a renda (PIB), terremotos, vulcões, e tsunamis.

Um comentário:

raph disse...

Seria melhor ter a metade ganhando o dobro, mas agora fica difícil né... Uma coisa que poderiam fazer era incentivar os bombeiros do Rio a mudar de estado, para preencher áreas onde há escassez, mas mesmo isso seria uma solução lenta.