Pesquisar este blog

23.4.12

Defenestrando

Uma das coisas mais interessantes da política é a constância com que descendentes de imigrantes bradam contra os outros imigrantes. Assim, Nicolas Sarkozy de Nagy-Bocsa, filho do imigrante húngaro Nagy-Bócsay Sárközy Pál István Ernő (como no japonês, o sobrenome em húngaro vem antes), encampou um discurso xenofóbico e nativista. Ele é casado com a imigrante italiana Carla Gilberta Bruni Tedeschi. Faz lembrar a charge do Ziraldo em que um índio perguntava "essa lei de imigração pode ser retroativa, doutor Abi-Ackel?" E agora tem gente na França conclamando ao voto para expulsar o casal húngaro-italiano reaça do Palais de l'Élysée.

**************

O exército brasileiro, não contente em ocupar metade da Praia do Diabo sabe-se lá para quê (o Forte de Copacabana é tão-somente um museu), agora resolveu pôr um muro nela.

Lembrando que as forças armadas brasileiras até hoje ocupam uma proporção bastante grande da cidade do Rio de Janeiro, e de outras capitais brasileiras, ao contrário de outros países em que bases militares ficam em áreas isoladas, aonde maquinário pesado e explosivo não incomodem os vizinhos e a área seja barata. Faz sentido - não apenas pela ditadura militar, mas porque mesmo antes dela, a função principal da tropa era bater no povo, não lutar contra um inimigo externo (quando o Brasil entrou na II Guerra, não mandaram o exército para lutar, mas constituíram uma força só pra isso, a FEB). Não faz sentido nenhum é, com o choro dos militares pela falta de grana (apesar do segundo orçamento de defesa do hemisfério, de mais de 50 bi por ano), não vender essas áreas. Só o forte do Leme (hotel), as escolas da Urca (idem), o campo dos Afonsos (pra prefeitura fazer um parque e cohabs), os quartéis do Paraíso (condomínios), a base de Cumbica (empresas de logística), e metade da Vila Militar do Rio (idem) já dariam dinheiro para comprar e manter uma meia dúzia de porta-aviões.


***********************************

Pereio para Prefeito!
(OK, pra vereador)
A plataforma, pelo menos, é interessante. Pereio fala em defenestrar os carros da cidade, desmalufizar, e deskassabizar. Mas não sabe se apoiará o mentor e aliado do Kassab, Serra, então...

Nenhum comentário: